12/08/2024

Como escolher um serviço de envio de e-mails (SMTP) que funcione com o software Mandou

Atualizado em 03/09/2024 LinkWS

Abordamos aqui os principais requisitos para você usar ou contratar um provedor de envio de e-mails (SMTP) que seja compatível com o Mandou e atenda como esperado a sua demanda de envio.

O software Mandou é um sistema (para Windows) que serve para gerenciar o envio de campanhas de e-mail marketing. Ele tem várias funções para facilitar ao máximo esta tarefa. No site www.mandou.com.br você pode obter detalhes sobre todas as características.

É comum clientes nos pedirem sugestão de empresas de SMTP que funcionem bem com o sistema Mandou. De fato isso é uma questão que merece atenção. Apesar do software Mandou ser compatível com a grande maioria dos provedores, há situações onde o serviço de e-mail de algumas empresas é oferecido com "letras miúdas" ou condições que dificultam a sua viabilidade.

Aqui estão então alguns itens que você deve perguntar e verificar junto ao provedor de envio que pensar em contratar:

1- Perguntar se o envio das mensagens é feito pelo protocolo SMTP, usando a porta 465 ou então 587. Essa é a configuração padrão, suportada pela grande maioria dos provedores, mas eventualmente há alguns com padrões atípicos que são incompatíveis com o sistema Mandou, então é uma pergunta importante.

2- Pergunte qual o limite de envio por hora e também por dia. Fora isso, veja com o suporte se há outros tipos de limites, pois alguns provedores possuem restrições atípicas. Anunciam que você pode enviar 500 por hora mas há uma outra restrição "oculta" onde só permite enviar no máximo 5 mensagens por minuto. Isso acaba inviabilizando o uso da cota anunciada além de causar diversos problemas com o sistema de envio;

3- Pergunte qual o limite de bounces (erros de envio). Alguns provedores são extremamente agressivos e possuem tolerância baixa para qualquer ação de e-mail marketing. Provedores que tiverem uma tolerância muito baixa, por exemplo 5%, devem ser evitados. Mesmo se sua lista for limpa, validada e organizada, dificilmente ela irá conseguir ter um índice de sucesso no envio superior a 95% e isso muitas vezes é imposto como uma pegadinha. A empresa de SMTP vende o plano anual, no primeiro uso o cliente tem o envio bloqueado por ultrapassar o índice de bounces e a empresa "lava as mãos" impondo os termos de serviço onde essa restrição é citada.

Qual empresa indicamos?

Para demandas pequenas de envio (ex: 100 envios por hora) normalmente você pode usar a cota disponibilizada pelo seu provedor de hospedagem. Algumas vezes, no entanto, mesmo para quantidades menores, há provedores que criam barreiras para dificultar ações de e-mail marketing, mesmo modestas.

Se sua necessidade de envio for maior, pode ser interessante adquirir planos de empresas especializadas em fornecer serviço de SMTP, como a xMailer. Eles oferecem planos de envio a partir de 1000 mensagens por hora e ao que sabemos por feedback de clientes, não possuem "letras miúdas" na cota horária de envio e nem políticas agressivas quanto ao índice de bounces (rejeições e erros de envio). Nada pior do que você ter aquela lista de clientes cadastrados com muito esforço, ao longo de anos, e ao enviar uma comunicação ter a campanha bloqueada pelo provedor depois de enviar 5% das mensagens porque o índice de bounces atingiu 11%. Com essa empresa você não deve ter esse tipo de problema, mas é importante que entre em contato para obter os detalhes e características do serviço diretamente com eles, pois o software Mandou não tem vínculo com nenhum provedor, nem sua funcionalidade está atrelada ao serviço prestado por quaisquer terceiros.

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